Família, trabalho, amigos, faculdade e tantas outras responsabilidades… Você consegue mesmo dar conta de tudo isso? No final de março, uma palestra realizada na sede da Universidade Corporativa Embasa (UCE), no Rio Vermelho, apresentou o método TEvEP (Tempo, Evento, Espaço, Pessoas), que promete ajudar as pessoas a organizarem ações, compromissos e eventos na linha do tempo. A palestra, ministrada pelo próprio criador do método, Eduardo Shana, e as oficinas, que permitiram aplicações práticas, fizeram parte do I Encontro de 2011 do Núcleo de Aprendizagem Vivencial (NAV), um espaço de ensino-aprendizagem que possibilita o compartilhamento de conhecimentos, experiências e projetos e iniciativas de diversas entidades parceiras da Embasa. O evento reuniu mais de 80 pessoas, entre funcionários e representantes de outras instituições.
Eduardo explicou aos participantes a natureza dos sistemas pessoais divididos em: Eu e Nós (que inclui o companheiro, a família, os amigos, o trabalho ou escola, o espaço e o social – compromissos como ida a casamentos e participações em reuniões de condomínio). Em geral, a pessoa que não tem o hábito de planejar as suas ações acaba não atendendo de forma satisfatória a alguns desses sistemas. “Isto gera uma tensão que perturba o cérebro e pode causar estresse e até depressão.” Diz Shana. Com tantas atividades e compromissos, sem perceber, o indivíduo termina sendo dominado por eles, ao invés de controlá-los, e perde a capacidade de criar e pensar estrategicamente, restringindo-se a ações operacionais tanto na vida pessoal, quanto no trabalho.
A solução para o dilema? Distribuir ações, compromissos e eventos na linha do tempo, que pode ser de um dia, um mês, um ano, mas também de uma hora ou mesmo um minuto. “Hoje o meu ´TEvEP` é de uma hora.” Exemplificou o Shana. O simples ato de organizar as necessidades de atendimento aos seus sistemas pessoais, mesmo planejando em longo prazo, alivia as tensões e o hábito de aplicar o método TEvEP traz, ao longo do tempo, a capacidade de decidir o próprio destino. Estão previstas a realização de mais palestras sobre o método, os interessados devem ficar atentos às divulgações na internet.