Governador Antonio Anastasia recebe o Relatório do Programa TEvEP nas Escolas Públicas

Postado em: 20/06/2011

O governador Antonio Anastasia participou, nesta segunda-feira (20), da abertura do 7º Encontro Nacional do Terceiro Setor, que nesta edição também sedia o 1º Encontro de Direito do Terceiro Setor, para discutir um novo marco regulatório para o setor.

Durante a solenidade, que aconteceu no auditório da Uni-BH, o governador defendeu a existência de um Estado forte com a participação da sociedade civil organizada. Anastasia também destacou a importância da criação do marco legal para legitimar e fortalecer as organizações do Terceiro Setor.

“Sempre defendemos que o Estado seja bem instrumentalizado e tenha condições de atender bem às políticas públicas, mas ele não pode fazer sozinho. Para que ele tenha verdadeira legitimidade, que as pessoas percebam a ação efetiva do governo e possam usufruir dessa ação, é imprescindível que a sociedade civil seja forte. Isso passa pelo fortalecimento das entidades do Terceiro Setor. São organizações não governamentais, organizações da sociedade civil de interesse público que precisam ter um marco legal adequado e precisam co-executar as políticas públicas nos municípios, nos estados e também na esfera federal”, disse Anastasia em entrevista.

Durante a abertura do encontro foram apresentados os resultados do trabalho feito pela escola de planejamento HomoSapiens, que desenvolve projetos de capacitação sob medida, programas de coaching para gerentes, mapeamento e melhoria contínua de sistemas produtivos. Recentemente, a escola realizou oficina de planejamento de vida e de ideias para a Copa de 2014 com 3.718 crianças de escolas públicas.

A apresentação foi feita pelo diretor acadêmico da HomoSapiens, Eduardo Shana, e os resultados do trabalho foram entregues ao governador Antonio Anastasia pelos professores que conduziram os projetos nas escolas. A HomoSapiens desenvolveu a metodologia TEvEP, que funciona como um protocolo de comunicação entre as pessoas e facilita a organização das informações e a mobilização de recursos.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PARCERIAS

O 7º Encontro Nacional do Terceiro Setor vai até o dia 22 de junho e é realizado pelo Ministério Público Estadual, por meio do Centro de Apoio Operacional ao Terceiro Setor (CAO-TS), em parceria com o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS) e a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig).

Ativistas, gestores e profissionais do terceiro setor, voluntários, representantes de empresas privadas e do poder público discutirão propostas de desenvolvimento social e de mobilização da opinião pública para temas de relevância social como saúde, educação, segurança e meio ambiente. O evento também vai promover discussões sobre a gestão administrativa e jurídica das entidades que compõem o Terceiro Setor, com foco nas parcerias.

Entre as palestras programadas para o Encontro estão “Movimento Conspiração Mineira pela Educação”, do coordenador do Movimento Conspiração Mineira pela Educação, Evando Neiva; “Apacs: Exemplo de sucesso”, a ser feita pelo presidente da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, Valdeci Antônio Ferreira.

Também serão realizadas mesas redondas sobre “A intersetorialidade e os resultados sociais – Projeto Plug Minas, Grupo Santa Casa de Belo Horizonte e Missão Ramacrisna”, coordenada pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; e “Marco Legal”, ministrada por Paulo Modesto, do Ministério Público da Bahia.

Também participaram do evento o procurador de Justiça e Coordenador do CAO ao Terceiro Setor, Tomáz de Aquino Rezende; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Dinis Pinheiro (PSDB); os secretários de Estado Renata Vilhena (Planejamento e Gestão) e Wander Borges (Desenvolvimento Social), o controlador-geral do Estado, Moacyr Lobato; a defensora pública-geral do Estado, Andréa Abritta Tonet; o procurador de Justiça, Leonardo Charles; a diretora-presidente do CeMAIS, Marisa Seoane; o diretor-presidente da Fundamig, Heliomar Manoel Quaresma; o presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior, e a reitora do Uni-BH, Sueli Baliza.

Agência Minas

Confira o relatório:

Projeto para a Copa do Mundo

Fotos do evento:

[nggallery id=1]