Fábrica de Projetos no Sebrae Recife bate recorde de público: mais de mil projetos em quatro dias

Postado em: 23/10/2012

A HomoSapiens esteve presente na semana passada na Feira do Empreendedor SEBRAE no Recife. A Fábrica de Projetos foi instalada em um stand com capacidade para 40 pessoas. Foram um total de 37 oficinas com três instrutores dando aulas de manhã e à tarde.

A meta era de 640 projetos. Ultrapassamos os mil. Pessoas de todas as idades e classes sociais fizeram os mais diversos projetos pessoais e profissionais. Foi necessário criar mais um stand para atender à demanda. A HomoSapiens estará presente em outras Feiras. Aguarde!

Estudante se encanta com a Feira do Empreendedor

Garoto de 12 anos busca informações para abrir o próprio negócio em Pernambuco

Luciana Barbo, enviada especial a Pernambuco

Olinda – Ainda com o uniforme do colégio que frequenta em Gravatá, cidade a 80 quilômetros de Recife, o jovem Rafael Medeiros, de 12 anos, chegou ansioso à Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae em Pernambuco. O estudante do oitavo ano do ensino fundamental cresceu na empresa de bolo de rolo da família e cedo descobriu a vocação empreendedora.

Quando soube que o evento iria acontecer, pediu ao pai para levá-lo. “Sempre tivemos diálogos muito abertos em relação à empresa. Rafael participa das negociações desde pequeno. Eu o trouxe aqui porque ele tem muito interesse em relação à administração e sempre dá bons palpites sobre como devemos lidar com as pessoas e apresentar nosso produto”, afirma Eduardo Medeiros, o pai.

O tino comercial do menino realmente impressiona. Apesar da pouca idade, ele observou a riqueza do artesanato produzido na região em que vive. Mais que isso, montou um site de comércio eletrônico para fazê-lo chegar a qualquer parte do planeta. De acordo com Rafael, a ferramenta está montada, mas ainda falta resolver a questão da logística de entrega e de pagamento. “Já estou pesquisando esses assuntos”, diz o garoto, que também planeja montar uma empresa on line de entretenimento.

Com esse objetivo, ele participou da Fábrica de Projetos, uma das oficinas do Inova Varejo realizadas em parceria com a HomoSapiens, escola de planejamento e gestão que desenvolveu a metodologia TEvEP, que estimula os empreendedores a pensarem o próprio negócio de forma inovadora. Por meio da ferramenta, o participante pode tornar os processos de sua ideia, empresa ou mesmo de sua vida, mais dinâmicos.

“De acordo com essa metodologia, criamos um evento com um prazo de tempo estabelecido, mas os participantes têm a autonomia de antecipar suas ações de forma a torná-la única e inovadora. A proposta da oficina é ser uma espécie de gabarito. Com perguntas mágicas, as pessoas são levadas a pensar e a depositar suas idéias nos formulários ou no software. Ao final, tem-se um projeto pronto. Muita gente nem acredita que foi capaz de construir tudo”, explica o criador da metodologia e dono da Homo Sapiens, Eduardo Shana. A empresa está localizada em Rio Acima, a 45 quilômetros de Belo Horizonte (MG).

Realização

A metodologia TEvEP encantou o público no primeiro dia da Feira do Empreendedor. A procura foi tanta que teve gente que não conseguiu participar das sessões de 150 minutos e prometeu voltar ao evento só para participar da oficina.

“O grande sucesso do projeto é que a gente mostra para as pessoas que elas podem ser autoras de suas vidas. Colocamos perguntas sobre rotinas para fazer com que elas entendam porque tomam café na mesma hora ou não usam uma meia de cada cor. Analisando essas perguntas, elas se dão conta que podem mudar os seus eventos, que podem criar realidades”, afirma Eduardo Shana. De acordo com ele, o dinheiro é o que menos importa para a inovação. “É tudo uma questão de criatividade e planejamento. E planejamento é simplesmente pensar antes de fazer e investir”, conclui.

O jovem Rafael gostou do curso porque conseguiu juntar várias ideias e colocá-las no papel. “Vou reunir minha equipe, formada pelo meu irmão e meus amigos, e batalhar para tornar este sonho real”, conta Rafael. Na opinião do pai do jovem, Eduardo Medeiros, um empresário é feito de capacitação constante. “Não tenho o preconceito de idade, a intenção é que ele já comece cedo e se preparar”, afirma Eduardo Medeiros.