A HomoSapiens é um centro de pesquisa que foi criado para cuidar da criação, desenvolvimento e multiplicação de conteúdos produzidos a partir do método TEvEP que foi criado e desenvolvido por Eduardo Shana (Luiz Eduardo Pedreira Lopes).
O TEvEP é um método brasileiro que facilita a organização do pensamento, a comunicação entre as pessoas e a gestão de projetos pessoais, profissionais, educativos e sociais.
O grande diferencial do TEvEP é a quebra do paradigma da comunicação baseada na relacao Pessoa/Pessoa e a percepção de um mundo que pode ser visto e gerenciado através da relacoes Pessoa/Evento/Pessoa. Desta forma, podemos considerar que tudo na vida são Eventos, criado pelas Pessoas na relação Tempo/Espaço. Isso é o TEvEP; aprender a pensar a melhor configuração desses 4 principios: tempos, eventos, espaços e pessoas.
O TEvEP é oferecito através de de um portfólio de soluções sob medida que atendem a programas nas escolas, educação a distância, programas sociais, projetos corporativos, aplicativos, games, certificaçõesm mentorias online, palestras, workshops e fábricas de projetos.
Conheça a seguir um pouco da história do TEvEP e da HomoSapiens através de alguns fatos relevantes no período de 2001 a 2016
2001
O TEvEP é uma metodologia que foi criada e desenvolvida por Eduardo Shana ao longo de muitos anos liderando programas de qualidade, desenvolvendo de produtos e serviços, fazendo gestão de projetos de alta complexidade com prazos curtos e pessoal desalinhado e implantando escritórios de projetos.
Em 2001 o TEvEP é utilizado para planejar a Think Tank da HomoSapiens e a construção da Taberna Brasil, o atual restaurante da sede da escola do tempo. Outro grande desafio suportado pelo TEvEP neste ano foi o workshop aplicado a lotéricos na Costa do Sauípe. Esta oficina produziu, em apenas um dia, um livro de soluções com 125 projetos e propostas reais, escrito por 400 lotericos de todo o Brasil.
O Business Plan de uma empresa para promover palestras internacionais no Palacio das Artes em BH, o Gestão do Futuro é desenhado com TEvEP para capitalizar a HomoSapiens e tem 50% das cotas (33% do lucro) vendidas a um investidor por R$2.000.000. Com este valor a empresa People MKT empresarial foi criada e Eduardo Shana, com 34,5% da ações, torna-se Vice Presidente de Criação Pesquisa & Desenvolvimento.
A People tinha um acordo de acionistas que a empresa não teria um CEO e que o presidente seria o Cliente (tinha até um cartão de visitas Cliente (presidente). Também constava deste acordo, por exigência de Eduardo Shana, que a empresa seria criada e gerenciada plenamente com o método TEvEP. Assim foi feito, durante 4 anos o TEvEP resistiu a mais esse desafio demonstrando com facilidade como encontrar as camadas de simplicidade nos sistemas mais complexos. O TEvEP começa a ser testado em escala. Nos próximos 3 anos, até 2004, Eduardo Shana utiliza os ganhos no Gestão do Futuro para financiar a construção da sede da HomoSapiens nas montanhas de Rio Acima MG. Desta forma, aplicando o TEvEP em todos os projetos, ele vai criando versões cada vez mais refinadas da metodologia; mostrando e discutindo o TEvEP para celebridades, empresários e pensadores do Brasil e do mundo.
Entre setembro e dezembro de 2001 o Gestão do Futuro lotou o Palácio das Artes com 3 eventos impecáveis: “A criatividade do Futuro” com Washington Olivetto; “O sociedade do Futuro” com Domenico de Masi e “O Trabalho do Futuro” com Alvin Toffler.
2002
Em 2002 Eduardo Shana continuava submetendo o TEvEP a diversos desafios através de suas consultorias, implantando escritorios de qualidade e na construção da sede da HomoSapiens.
Dentre os fatos relevantes do ano, aconteceram entrevistas com os palestrantes internacionais; viagem à Itália, oficinas em Roma e imersão com Domenico De Masi.
O TEvEP é aplicado na equipe da ONG Cidadãos Planetários e criamos a dinâmica da Trattoria Acadêmica onde os participantes fazem um almoço em 63 minutos com saladas, sucos, entradas, massas, molhos.
2003
Este ano foi marcado pela Inauguração da HomoSapiens com a construção de uma CASA utilizando o TEvEP, nos dias 05 e 06 de abril. E a construçāo da sede da HomoSapiens, com 980 metros quadrados, em 30 dias, utilizando o TEvEP.
2004
Este foi o ano de grandes acontecimentos. Deepak Chopra se hospedou na HomoSapiens e assistiu a uma aula particular de TEvEP com Eduardo Shana, ; Joãosinho 30 trouxe toda a sua equipe para aprender o TEvEP; Domenico de Masi visita a HomoSapiens; Alvin Tofller e outros pensadores tiveram aula de TEvEP.
2005
O TEvEP começa a ser aplicado em escala e em oficinas inusitadas como a do Colégio Promove Neste projeto, ensinamos TEvEP em um sábado, utilizando uma dinâmica onde 157 funcionários, do servente ao diretor, incluindo os professores, desenvolveram projetos de melhoria das suas rotinas, pintaram o Ginásio em 8 horas, e fizeram um grande churrasco de inauguração. Tudo isso usando o TEvEP e comprovando cada vez mais a sua simplicidade, portabilidade e aplicabilidade em qualquer circusntância da vida pessoal ou profissional.
2006
Fundação Avina contrata e oferece o método para os Lideres de dezenas de grandes ONG’s de todo o Brasil. O método foi testado em projetos de todos os tamanhos e setores da sociedade.
São desenvolvidos materiais didáticos e novas incubadoras de projetos são implantadas nas empresas e ONG de todo o Brasil.
O TEvEP nas escolas públicas torna-se o programa social da HomoSapiens.
2007
O TEvEP se multiplica na iniciativa privada. Supermercado Bretas adota o método, Rede Bahia contrata programa anual e o curso de TEvEP a distância grava os áudios e desenvolve os conteúdos das 18 aulas.
2008
Singularidade, notoriedade e conjunto de cases de sucesso permite inexigibilidade de licitação. Produção de 10.000 livros didáticos do TEvEP. Workshops em Portugal validaram a receptividade do método.
É criado o curso do Avental Preto. A HomoSapiens começa a desenvolver projetos na FIEP Federação das Indústrias do Paraná.
2009
Método testado e aprovado em Moçambique e licenciamento do SESI/SENAI do Paraná. Fábrica de Projetos testada no centro de Curitiba em programa do SENAI. Global Forum Paraná é planejado e executado com TEvEP.
2010
Lançamento do novo livro didático do TEvEP com mais 10 mil exemplares. Lançamento do Programa REC (Rede de Excelência e Competitividade). Fábrica de Projetos é a maior atração na Feira do Empreendedor do SEBRAE MG. Fundação Roberto Marinho publica o método.
2011
Lançamento da HomoSapiens Paraná.
Parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais e a Conspiração Mineira pela Educação para reformar uma escola em Santa Luzia (MG) com o TEvEP e testar os materiais didáticos desenvolvidos para escolas. Aprovado pelos alunos, professores e diretores.
2012
Criação do Clube do Avental Preto. Inauguração da Homosapiens P&D. Estruturação do Escritório de Projetos & Desenvolvimento HomoSapiens como um Think Tank. TEvEP.net: portal de ensino de TEvEP à distância começa a ser ativado para desenvolvimento.
2013
HomoSapiens sofre profunda reformulação e o foco passa a ser o desenvolvimento de aplicativos, livros, conteúdos com TEvEP, licenciamentos, credenciamento de cursos, escolas e multiplicadores
2014
Carta de recomendação para o TEvEP nas escolas feita pela Secretaria de Educação de Minas Gerais assinada pela Secretária de Estado Ana Lucia Gazola.
Início dos testes para parceria com o IPMA certificar o FGP.
2015
TEvEP é aprovado pelos médicos através do curso de liderança do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. TEvEP.net entra na linha de produção e desenvolve logomarca, identidade visual, arquitetura pedagógica, protótipo do site, vinheta e vídeos.
O Instituto Aquila contrata a HomoSapiens para criar e executar o evento Visão de Futuro no auditorio do Minas Tenis Clube, no dia Primeiro de Maio, sábado, para 600 pessoas das 12h29 as 00h29 do dia seguinte. Mais um desafio onde o TEvEP se faria necessário para comportar uma teia de eventos de alta complexidade convivendo entre si, se sucedendo e sendo extintos em uma linha do tempo de 12 horas. Ao longo deste tempo foram acontecendo coqueteis, jantares, tardes de autografo, lanches, palestras, debates e muita network. Tudo conforme planejado no TEvEP.
2016
IPMA aprova parceria com o TEvEP, inclusive para certificar cursos do TEvEP. Foi criado o IPMA-TEvEP um certificado especialmente desenvolvido para validar planejamentos e ou realizações que sejam executadas com a utilização do TEvEP e o cumprimento da RUT, Régua Única do Tempo. Este programa de certificações foi validado em diversas modalidades com o objetivo de certificar e acreditar projetos, eventos, processos, empresas ou profissionais que utilizem o TEvEP para planejar e executar suas ideias.
o Clube do Avental Preto inicia o estatuto.
Eduardo Shana é convidado para falar sobre inovação no Forum do Brics na China. Nesta viagem a HomoSapiens estabeleceu um convênio com a Guangdong University, através do Avental Preto, professor Marcos Paiva, para que fosse ministrado um curso de Planejamento do Tempo com TEvEP para os melhores alunos da Universidade de Engenharia e Tecnologia.
Conheça mais sobre o TEvEP, a HomoSapiens e Eduardo Shana nas redes sociais, no Youtube e no Google.
2017
O cursos de TEvEP na China começam a acontecer com muito sucesso e a HomoSapiens certifica os primeiros 80 Universitarios de pós graduação na China como Aventais Pretos no curso Planejamento do Tempo com TEvEP.
2018
A HomoSapiens forma novos instrutores, amplia o leque de produtos e serviços. Cria o programa 4 estações, atende a Fundação Hilton Rocha na capacitação dos colaboradores para melhoria dos processos.
2019
O TEVEP é ministrado no Festival Tropical Burn para ajudar a organizar o evento em tempo recorde. Os integrantes do IVEPESP conheceram o TEvEP através de um workshop ministrado por Eduardo Shana nas instalações do Instituto Maua de Tecnologia.
Os workshops Gestão de Alta Performance, GAP e os cursos de Avental Preto ganham mais escala e o TEvEP é conhecido em novos segmentos.
2020
A pandemia fez a HomoSapiens se voltar para o desenvolvimento de produtos online. Criamos o Forum internacional de Planejamento em abril. Lançamos no nosso primeiro curso online dia 12 de maio. Continuamos o ano desenvolvento novos produtos e iniciando os atendimentos em mentorias remotas.
2021
A Homosapiens Lançou o Digital Mentoring Project; as mentorias de projetos se multiplicaram, foi lançado o curso on line de mentores. O programa Reinvente-se em Caraíva foi um sucesso e os cursos do Avental Preto voltaram aos poucos.
A HomoSapiens faz uma parceria com o ITAI, Instituto de Tecnologia Aplicada da Itaipu para oferecer o TEvEP em cursos, programas e workshops para escolas públicas e órgãos públicos de todo o país.
2022
A HomoSapiens lança o curso Adanced, uma imersão de 3 dias para organizar o tempo e desenvolver um projeto complexo. As palestras e workshops presenciais retornam aos poucos. As mentorias de projetos ficam mais procuradas. O curso Descomplicando o Planejamento com TEvEP é ministrado na MAUÁ, no PAE Programa de Apoio ao Estudante.
A sede da HomoSapiens passa a ser uma unidade de negócios sendo oferecida para eventos, confraternizações de empresas, casamentos, formaturas e eventos familiares. O Espaço HomoSapiens passa a ser uma opção para eventos especiais na grande BH.
O TEvEP completa um ciclo de revisão dos seus materiais didáticos, criação de novos cursos presenciais e remotos