capacitação de alunos, professores e funcionários

  • 1º treinamento

    No dia 1º de junho de 2012, aconteceu a primeira capacitação das lideranças responsáveis pela multiplicação do programa e acompanhamento dos projetos.

    Num evento acadêmico, ao mesmo tempo lúdico, alunos, funcionários e professores dividiram o espaço de aprendizagem para serem capacitados em TEvEP. Reunidos na sede acadêmica da HomoSapiens em Rio Acima, os participantes – 41 alunos eleitos entre eles e 23 funcionários da escola (professores, orientadores e auxiliares de serviço geral) – tiveram a oportunidade de compartilhar momentos de reflexão, descontração e aprendizagem.

    Após a apresentação da ferramenta de diagnóstico do indivíduo; todos planejaram e executaram juntos o próprio almoço, comprovando empiricamente a confiabilidade, praticidade e poder de realização de um planejamento compartilhado. No momento de reflexão sobre as experiências do dia, foi revelado a todos a missão dos próximos 45 dias: a reconfiguração do espaço físico da escola.

    Os alunos foram certificados como monitores através do símbolo da HomoSapiens: o avental. Os professores, que serão os facilitadores do projeto, tiveram um segundo dia de atividade de aprofundamento metodológico, além da definição do cronograma de atividades até o dia em que determinou para a celebração dos projetos desenvolvidos ao longo da etapa de reconfiguração do espaço.

2º Treinamento

Dessa vez, foram 81 alunos e 2 professores capacitados. No dia 25 de julho de 2012 aconteceu mais uma capacitação em TEvEP na sede acadêmica da HomoSapiens – Escola de Planejamento.

O dia começou cedo com a palestra do diretor acadêmico da instituição Eduardo Shana sobre a criação do TEvEP e sua aplicabilidade tanto no meio pessoal, profissional e social.

Divididos em dois grupos – monitores e novatos – os alunos se dividiram entre diversas atividades no dia de treinamento. Os monitores produziram ao todo 154 projetos sobre quatro temas: reconfiguração da quadra, reconfiguração dos banheiros, construção dos jardins e a festa das possibilidades. Coordenados pela instrutora Poliane, os 35 alunos integraram-se, trocaram experiências e aprofundaram os estudos na metodologia TEvEP.

O grupo de alunos novatos passou pela experiência de planejar em conjunto e executar. Foram 40 alunos que participaram pela primeira vez de uma capacitação em TEvEP fora do ambiente escolar. Neste dia, cada um deles foi responsável por preparar o almoço de todas as pessoas que compunham o grupo que estava na HomoSapiens.

Após a celebração do projeto, os alunos se reuniram no Pentágono do Fogo para compartilhar experiências, tevep´s e a régua do tempo com as próximas ações do “Projeto Mude Sua Escola e Mudará o Mundo”