planejamento nas escolas

  • SOBRE O PROJETO

    O projeto "Mude sua escola e mudarás o mundo" é um projeto que visa a melhoria dos indicadores de qualidade em educação através da implantação da prática de projetos. Utilizando-se do TEvEP, alunos, professores e funcionários da escola são motivados a planejar e executar projetos em 7 esferas de atuação.

    1. Ambiente Educativo;
    2. Prática Pedagógica;
    3. Avaliação;
    4. Gestão Escolar Democrática;
    5. Formação e Condições de trabalho dos profissionais da escola;
    6. Espaço Físico Escolar;
    7. Acesso, permanência e sucesso na escola.

    Como facilitador da implementação das ideias, foi eleito o TEvEP, conjunto metodológico desenvolvido por Eduardo Shana, diretor acadêmico da HomoSapiens – Escola de Planejamento. O TEvEP se diferencia de outros modelos de gestão de projetos pela simplicidade, portabilidade, conectividade e aplicabilidade. Em função disso, o TEvEP já é amplamente utilizado no meio corporativo, mostrou-se facilmente compreendido por crianças e adolescentes, o que acabou levando a ser também utilizado como instrumento pedagógico.

A Escola Estadual Lafaiete Gonçalves é a primeira escola a adotar o TEvEP como parte das suas práticas pedagógicas. Localizada no bairro Palmital na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais – segundo maior conjunto habitacional da América Latina – a escola, hoje possui o mais baixo IDEB da região metropolitana de Belo Horizonte, além de ser reconhecida por pais, mestres e comunidade como uma escola violenta e com baixa qualidade de ensino. Alunos, pais, professores e membros da comunidade são capacitados na metodologia e estimulados a transformar suas ideias de melhoria em projetos executados pela comunidade escolar.